O município de Prata é o maior em extensão territorial do Triângulo Mineiro. A cidade de Prata está situada às margens da BR-153 (Transbrasiliana), no centro geográfico da região. Com a latitude de 19°18’27” sul e longitude de 48°55’22” oeste, estando a uma altitude de 631 metros.
DADOS DEMOGRÁFICOS

Geografia
Prata é um município brasileiro localizado no Estado de Minas Gerais. Com uma população de aproximadamente 25.802 habitantes, detém o maior rebanho bovino do Estado e a segunda maior produção de leite do Triângulo Mineiro.
Clima
Seu clima predominante é o tropical semi-úmido, com chuvas concentradas no verão (dezembro-março) e seca de inverno (maio-agosto). A Temperatura média anual na cidade é de 24 °C, mínimas absolutas de 7 °C no inverno e máximas absolutas de 40 °C na primavera. A pluviosidade média anual fica entorno de 1.450 mm. No verão a temperatura média varia de 22,0 °C à 32,0 °C e a precipitação total de 816 mm (55% das chuvas do ano). No outono a temperatura cai e varia de 18,5 °C à 30,5 °C, com precipitação total de 331 mm (22,3% das chuvas do ano). O inverno é caracterizado por temperaturas mínimas em torno de 14,5 °C e máximas de 28,5 °C, com uma grande amplitude térmica diária em torno de 14 °C, a precipitação total é inferior a 30 mm (1,8% das chuvas do ano). A primavera é marcada por altas temperaturas (o mês de outubro registra as maiores temperaturas do ano) que variam de 20,5 °C à 34,0 °C e a precipitação total é de 313 mm (20,9% das chuvas do ano) com ocorrências de tempestades.
Relevo e Vegetação
O relevo é Planalto sedimentar medianamente dissecado na maior parte, relevos residuais a oeste e planície fluvial a leste. Altitude máxima: 866 m – local: Chapadão do Prata (extremo leste do município na divisa com Veríssimo). Altitude mínima: 492 m – local: Rio Verde ou Feio (divisa com Campina Verde). A vegetação é o Cerrado (predominantemente) e a Floresta Estacional Semi-decídua (Mata Atlântica) no vale dos principais rios.
Hidrografia
O município está inserido na bacia platina, a segunda maior bacia hidrográfica do continente sul americano, e dividido em duas sub-bacias: Rio Grande (rio Verde ou Feio, ribeirão Boa Vista) e Rio Paranaíba (rio Tejuco, rio da Prata, rio Douradinho, rio Cocal, rio das Pedras, rio do Peixe).